O Dr. Avedis Khachadurian (no centro na foto ao lado de Katherine Wilemon, fundadora da The FH Foundation dos EUA) foi o padrinho do descobrimento da HF e, aos 90 anos de idade, ele permanece sendo um líder neste campo e continua a engajar estudantes, educadores, clínicos e pacientes da sua posição de Professor Emérito da Rutgers University dos Estados Unidos. Ele nasceu na Síria e inicialmente foi um contador, tendo decidido retornar à escola e obter o seu diploma de médico, especialista em metabolismo e bioquímica.
Através do seu trabalho como pesquisador e clínico, o Dr. Khachadurian foi o primeiro a diferenciar entre as formas heterozigota e homozigota da HF, bem como mostrar este defeito metabólico nas pessoas portadoras de HF. Fibroblastos de um dos seus pacientes homozigotos foram usados por Brown e Goldstein, como informação fundamental que culminou no seu Prêmio Nobel.
O Dr. Khachadurian foi sempre centrado nos seus pacientes e tratou gratuitamente crianças e os seus familiares durante o período em que trabalhou na American University em Beirute.
Ele imigrou para os Estados Unidos em 1971 como Professor de Pediatria e Diretor do Centro de Pesquisa Clínica da Northwestern University. Em 1973, ele foi recrutado pela Rutgers University onde fundou a Divisão de Endocrinologia, Metabolismo e Nutrição.
O Laboratório de Pesquisa Metabólica Avedis e Laura Khachadurian situado na Robert Wood Johnson Medical School da Rutgers University foi estabelecido e nomeado em sua honra em 2009. A National Lipid Association conferiu a ele, em 2012, o seu maior prêmio, o Prêmio por Distinta Conquista.
O Dr. Avedis Khachadurian esteve presente em Pasadena no Dia Mundial de Conscientização da HF em 2015 e toda a sua pesquisa está agora salvando vidas e continuará a garantir o diagnóstico e tratamento para as gerações atuais e futuras portadoras de HF.
O Dr. Avedis Khachadurian é uma inspiração para a AHF e seremos eternamente gratos pelo seu trabalho.